Municípios e apoios

Nos termos do regime jurídico das autarquias locais, "constituem atribuições do município a promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações".

Significa, pois, no domínio da Protecção Civil, que as Câmaras Municipais têm de estar conscientes e permanentemente disponíveis para apoiar os Bombeiros, quer em aspectos específicos da sua sustentabilidade financeira, quer quando lesados por qualquer infortúnio que possa comprometer a sua operacionalidade.

A esmagadora maioria dos municípios portugueses vem exercendo cabalmente o seu papel no apoio aos Bombeiros, o que é de relevar, havendo pelo país fora um sem-número de exemplos extraordinários.

O mesmo já não poderá ser dito sobre instalado silêncio, ignorando os alertas respeitantes ao subfinanciamento de certa realidade associativa, porque lançados por uma força política oposta ou, talvez, porque os dirigentes do momento se recusavam a qualquer tipo de obediência servil. E, mais ainda: a insistente acção desconcertada, exceptuando quando em causa oportunidades de afirmação e visibilidade públicas, de pendor eleitoralista.

Como diz o povo, "nem tudo o que reluz é ouro".

No apoio aos Bombeiros não pode nem deve haver segundas intenções.

São dignas de distinção e apreço todas as Câmaras Municipais que investem nos Bombeiros, eficazmente, com isenção e na justa proporção, de Janeiro a Dezembro de cada ano civil.

Comentários

Mensagens populares