LBP 2022-2025: Benefício da dúvida

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) entrou num novo ciclo de vida, consubstanciado na entrada em funções dos seus Órgãos Sociais para o quadriénio de 2022-2025.

Escutei a intervenção abrangente e mobilizadora do Presidente António Nunes, transmitida e disponibilizada através da plataforma YouTube.

A ambição revelada pela nova liderança é grande, respaldada na mudança de paradigma da organização dos bombeiros portugueses.

Coerentes com as ideias apresentadas no período de campanha e sufragadas em Congresso, as palavras proferidas na oportunidade assumiram, mais uma vez, o carácter de quadro estratégico de compromisso para os próximos quatro anos.

Um dia, alguém afirmou: "A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira activismo."

Recorro à citação acima para admitir que a expectativa em torno dos dirigentes empossados, na concretização de objectivos, é elevadíssima.

Sabe-se de antemão, de resto, a própria história assim testemunha, que a LBP, ainda que sempre bem-intencionada, não tem poder legislativo e executivo. Ou seja, os Bombeiros estão, infeliz e permanentemente, dependentes da vontade e das opções políticas de cada Governo.

Socorrendo-me de outra parte da mesma citação, importará referir: "(…) quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a acção criadora e modificadora da realidade."

Concedamos, portanto, aos novos titulares da Confederação e aos futuros governantes de Portugal, saídos das eleições legislativas do próximo dia 30 de Janeiro, sejam eles quais forem, o merecido benefício da dúvida.

Comentários

Mensagens populares