Conselho Estratégico para o Desenvolvimento dos Bombeiros Portugueses

Data de 18 de Agosto de 1930 a fundação da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

A denominação atribuída à instituição pressupõe que a mesma representa os bombeiros individualmente considerados, o que não acontece.

Como sabemos, a LBP é a Confederação de todas as Associações e Corpos de Bombeiros. Não está, portanto, mandatada para falar em nome de cada bombeiro do país. Age, antes, no âmbito da sua orgânica, em função daquilo que são os posicionamentos, tidos por adequados, dos Presidentes de Direcção, dos Comandantes e dos Presidentes de Federação, na qualidade de representantes das estruturas que corporizam a respectiva base social.

A este respeito, importa, a meu ver e de muita gente ligada ao sector, fazer uma análise séria sobre a necessidade de os bombeiros terem voz activa no seio da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Importa, aliás, ainda, dimensionar os Bombeiros em Portugal de acordo com o comportamento da sociedade actual, tendo por base a realização de um estudo sociológico, elevado ao papel de instrumento de trabalho e de apoio à decisão.

É absolutamente necessário que a LBP seja parte da solução e não um problema.

Afigura-se-me, pois, urgente e como mais-valia, sob a liderança da Liga dos Bombeiros Portugueses, a criação de um Conselho Estratégico para o Desenvolvimento dos Bombeiros Portugueses, espaço reflexivo de diálogo, com a participação de todas as Associações representativas dos Bombeiros.

Fica a ideia, em nome de uma Confederação plural e robustecida na sua representatividade e capacidade de intervenção, designadamente, perante os diferentes poderes instituídos.

Comentários

Mensagens populares