"Agarrar" a juventude

Envolver, ligar e capacitar. É na base desta trilogia que assenta a Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019-2027, conforme Resolução do Conselho da União Europeia e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros.

"(…) uma resposta comum aos desafios dos jovens (15-29 anos)" constitui o objectivo.

Nada mais oportuno para reflectirmos sobre a presença da juventude nos Bombeiros.

Somos, talvez, a organização do país que congrega maior número de camadas jovens.

Contamos todos com a juventude nos Corpos de Bombeiros, reconhecemos o seu valor e a sua importância, nomeadamente, como garantia de continuidade, mas a verdade é que nada de muito significativo existe ao nível de incentivos.

Exceptuando o reembolso de propinas e de taxas de inscrição, em sede regulamentar do Fundo de Protecção Social do Bombeiro, pouco mais se nos oferece apontar.

Mesmo no âmbito privado das nossas estruturas, o quadro de benefícios existente é manifestamente limitado.

A juventude dos Bombeiros precisa de ser "agarrada", através de acções que potenciem a sua adesão e, ao mesmo tempo, consubstanciem um reconhecimento motivador.

Não obstante estarmos sob a tutela do Ministério da Administração Interna, importa alargar o relacionamento institucional à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, na tentativa de lançar desafios e capacitar os jovens através de novas oportunidades.

"Incentivar os jovens e fornecer-lhes os recursos necessários para se tornarem cidadãos ativos, agentes da solidariedade e da mudança positiva inspirados nos valores da UE e numa identidade europeia".

O acima referido traduz uma das metas consignadas na Resolução do Conselho da União Europeia e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros, no plano da educação de qualidade, cujos princípios se adaptam à problemática dos Bombeiros Portugueses e devem servir de despertar das consciências.

Ignorar, por exemplo, que "a força jovem trás vigor aos experientes" é condenar, linear e decisivamente, o futuro ao imobilismo e à resignação

Comentários

Mensagens populares