Temos muito a dizer e a aprender

Foi há 21 anos.

Refiro-me ao I Encontro Nacional sobre a História dos Bombeiros Portugueses, ocorrido em Sintra, no dia 26 de Junho de 1999, por iniciativa dos Bombeiros locais, com o apoio de várias entidades.

Tive o enorme gosto de participar nesse memorável evento, subordinando a minha intervenção ao tema "Divulgação da História dos Bombeiros. Um Acto Vivo e Pedagógico".

Vem isto a propósito da ausência de massa crítica, qualificada, no sector, o que não implica, necessariamente, um discurso erudito e elitista, mas antes autêntico, produtivo de ideias e mobilizador.

Na verdade, tem vindo a perder-se o hábito de reflectir em voz alta, sobretudo, no âmbito de eventos específicos como o aqui recordado.

O que acontece com regularidade e especial incidência nas redes sociais são meros e inconsequentes ensaios de protagonismo e retórica populista, alavancados pelas crispações do momento.

Seria desejável retomarmos a cultura das boas práticas.

No caso da complexa missão de protecção e socorro e das suas consequentes incidências na problemática das Associações/Corpos de Bombeiros, impunha-se, por exemplo, a realização periódica de fóruns de discussão, entre outras acções de carácter informativo e formativo.

Todos - Operacionais e Dirigentes - temos muito a dizer e a aprender.

Comentários

Mensagens populares