Destaque a um Presidente

As minhas palavras vão nesta oportunidade para uma personalidade marcante da História da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

Destaco e homenageio António Moura e Silva, Presidente da Confederação durante 20 anos, mais precisamente, entre 1955 e 1975. 

Tive o privilégio de o conhecer, conviver de perto e trabalhar com ele, partilhando a direcção do jornal "Bombeiros de Portugal". 

Devo, em larga percentagem, a António Moura e Silva, por via das muitas conversas que mantivemos, o despertar do meu interesse sobre a mais remota acção da LBP. 

Líder à dimensão do seu tempo, teve o mérito de fomentar e manter a coesão das estruturas dos Bombeiros Portugueses, representando-as e defendendo-as, dentro e fora do País, com grande dignidade e eficácia. 

Acérrimo defensor da verticalidade, foi também um doutrinador de excelência dos princípios e valores da Instituição-Bombeiros. 

Nos últimos anos de vida, referia, frequente e convictamente, que certos processos de transformação social nos haviam colocado numa situação de crise de lideranças. Na base da sua longa e bem sucedida experiência, parecia estar certo ou antever o futuro. 

Recordemo-lo no link abaixo indicado: 

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/20o-congresso-dos-bombeiros-portugueses/

Comentários

Mensagens populares