Parabéns à Escola Nacional de Bombeiros...

...e a todos(as) quantos(as) fizeram e fazem dela prestigiada instituição do "Saber para Servir".

Vinte e cinco anos passaram sobre um momento histórico que tive o privilégio de testemunhar, no Salão Nobre do Ministério da Administração Interna, assegurando a reportagem para o jornal "Bombeiros de Portugal", da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). Até parece que foi ontem!

Mais tarde, em 2004, convidado pelo então Presidente do Conselho Executivo da LBP, Duarte Caldeira, para redigir o livro comemorativo dos 75 anos de vida da Confederação ("75 Anos a Construir Futuro"), registei o facto nos seguintes termos:

"Subordinada a outro tipo de vantagens, é celebrada e assinada em cerimónia pública, realizada no dia 4 de Maio de 1995, no Salão Nobre do MAI, a escritura de constituição de uma associação de direito privado sem fins lucrativos, com a participação do SNB e a LBP, para gestão da ENB. A esta transformação organizativa refere-se o Decreto-Lei n.º 277/94, de 3 de Novembro. Reforçado o seu quadro de participação na definição dos objectivos de formação dos corpos de bombeiros, a Liga passa a deter posição maioritária nos órgãos Assembleia Geral e Conselho Fiscal, além de um representante na Direcção. A tomada de posse dos primeiros órgãos eleitos, verifica-se no dia 25 de Junho de 1996."

Comentários

Mensagens populares