Federações de Bombeiros: Uma rede fundamental

As Federações de Bombeiros (Distritais e Regionais) constituem, no nosso sector, estruturas fundamentais.

Na verdade, são elas, mais do que qualquer outra organização, que detêm maior relação de proximidade junto das Associações/Corpos de Bombeiros e, como tal, conhecimento privilegiado do país real.

Por isso, têm uma palavra a dizer e um papel a desempenhar, no quadro das grandes opções.

À luz de uma bem definida linha orientadora do interesse geral, as Federações de Bombeiros podem e devem ver-se configuradas numa rede de acção interdisciplinar, visando a cooperação e dinamização de tudo o que importa à missão de protecção e socorro, nas respectivas áreas de jurisdição.

Somente ter assento em órgãos colegiais não chega. Importa, no fundo, que sejam aquilo que esteve na sua génese, ou seja, organizações intermédias de uma cadeia nacional, pró-activas, com competências específicas de representação e execução de objectivos e metas estruturantes, consensualmente aceites sob os melhores cânones de pluralismo. Em suma, estruturas cuja actividade global se repercuta como expressão válida de um todo.

Vem isto a propósito dos 45 anos da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal (FBDS), que desde sempre vem ocupando, por mérito próprio, lugar de reconhecido destaque na vida dos Bombeiros Portugueses, devido a uma dinâmica consequente em diferentes domínios.

Que este marco histórico, motivo de congratulação e homenagem a todos os grandes dirigentes que estão e estiveram ligados à FBDS, possa representar, também, em tempos de muita incerteza e justificada apreensão quanto ao futuro, um bom pretexto para se empreender o revigoramento da nossa esperança colectiva.

Comentários

Mensagens populares