Boinas há muitas!

Está em discussão, no seio das estruturas representativas dos Bombeiros Portugueses, uma proposta de alteração ao Regulamento de Uniformes, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

Quem no passado acompanhou semelhantes processos, sabe bem dos poucos benefícios daí decorrentes. Mas será mesmo necessário alterar, em profundidade, o actual Regulamento? Esta é, talvez, a pergunta que se impõe.

A institucionalização da boina, o que, a meu ver, potencia completa descaracterização da identidade do Bombeiro Português, configura uma das alterações apresentadas na referida proposta, embora a título facultativo. Uns poderão usar o velho bivaque, outros a novel boina. Grande uniformidade, sem dúvida!

Os Bombeiros Portugueses vão ser mais e melhores do que já são, por passarem a usar boina? Ou tal peça de fardamento representa, apenas e só, maior incentivo para o exercício de certa autoridade de comando? Responda quem souber.

Uma coisa é certa: as entidades detentoras de Corpos de Bombeiros vão ser as menos beneficiadas com qualquer alteração que surja, nomeadamente, devido ao inevitável esforço financeiro que terão de fazer em torno da aquisição de novas variantes de fardamento.

Comentários

Mensagens populares